Porquê que a moda é como fruta proibida


Toda moda é passageira.

“A moda é a melhor farsa,
é aquela em que ninguém ri
Porque todos participam.”

Seja bem-vindo ao meu blog. Meu nome é Aboubakar Bin, desta vez trago uma reflexão sobre a influência de tendências na elaboração de projectos, tendo como base a minha experiência como Designer Gráfico.

Primeiro, dizer que há certas actividades que são, por natureza, dependentes de moda, isso devido a dinâmica das mesmas actividades. E os que praticam essas actividades estão ou devem estar cientes de que a criação baseada em tendências é muita das vezes obsoleta.

A moda é como fruta proibida. Ela é cativante, atractiva e desperta em nós um desejo ardente de a possuir, apesar de ser algo que devemos ficar longe dela. Contudo, a decisão é subjectiva.
Devemos seguir tendências? Mais uma vez, a escolha é subjectiva. De acordo com a minha experiência, acredito que é importante saber quais são as tendências predominantes em cada época, principalmente na sua área de actuação.

Falar de design em específico, evitar tendências é difícil e necessário. Um designer para poder obter sucesso em qualquer projecto só precisa ter a capacidade de criar uma coisa que está para algo, e não criar porque é. Em outras palavras, deve satisfazer as reais necessidades do problema proposto, ou que pretende propor a alguém ou um certo público. O que dificilmente acontece quando o projecto é baseado em moda, ou melhor, no que está a bater no momento, pois a possibilidade de explorar conceitos torna-se limitada. 

Geralmente, os que conseguem evitar tendências têm mais chances de influenciar, isto é, se as suas criações conseguem obter êxito no mercado ou em plataformas digitais, as pessoas tenderão a imitar o seus padrões e estilo de criação para poder obter o mesmo êxito. Há vários exemplos por ai como é o caso da iPhone. Entretanto, é importante saber que o sucesso é o caminho e não um fim.

Um dos motivos que me faz não seguir tendências é pelo simples facto de gostar de explorar novos conceitos, assim como proporcionar aos meus clientes o privilégio de assumir uma postura diferente da que existe no mercado, ajudando a distinguirem-se dos demais tornando os seus produtos ou serviços memoráveis. Claro que desenvolvo observando o comportamento do mercado e as tendências, porém, não me alieno a elas.

Contudo, é sempre importante saber qual é a tendência actual e isso só é possível quando adquirimos o hábito de pesquisa, apreciação de diversas artes tais como música, fotografias, filmes, literatura, artes plásticas e etc. 

Lembre-se de que os que mudaram o mundo foram os inconformados, apesar disso, nem todos estão cá para criar algo revolucionário, não é?

Por último, agradecer a você por ter chegado até aqui, todos os dias publico novos conteúdos na minha página oficial do facebook, deixei link aí em baixo para poder seguir e acompanhar conteúdos sobre
Design todos os dias. Visite o blog todas as terças e quintas-feiras que terá sempre novos conteúdos.

Siga-me nas redes sociais para ficar a par das novas actualizações. Abraço

Facebook: Aboubakar Bin
Twitter: @Aboubakarbin_

Credito da imagem: Stefan Sagmeister e
Jessica Walsh