Inovação surge da possibilidade pensada e nunca realizada

Quantas vezes ouvimos, se não muito, falamos que não existe nada de novo por de baixo do sol? Inúmeras vezes. Podemos também citar a frase usando termos diferentes das que usei acima para significar mesma coisa.

Em vários campos de criação já pensamos sobre isso. Falar tanto de inovação virou tendência que pouco se faz, de facto, para inovar.

Quando reparamos para diversas áreas, inclusive Design de moda, Design de produto e também Design de comunicação, verificamos todos os dias soluções adequadas para o que se propõe, não obstante a não inovação por parte dos designers na inocência de que tudo já foi criado, pois ir para o absurdo é algo que muito se busca evitar.

É certo que trazer um projecto inovador para o público pode ser um trabalho penoso, embora necessário quando o objectivo é comunicar e impactar. Entretanto, de modo a atingir esse resultado é necessário a intervenção de vários factores que estão inclusos no método de projectar: o senso comum, a intuição, a criatividade e etc.

Quem traz ao público resultados que impactam é porque sabe que ter um método para projectar é sempre a forma eficiente para o efeito, consequentemente compreende – mesmo que de forma inconsciente – a maravilha que é possuir sempre um caminho com várias possibilidades de soluções para um só problema.