O design gráfico é uma actividade que precisa de certa diligência durante o processo em que se busca uma solução que funciona. Nessa senda é ainda arriscado admitir que um resultado “funciona” sem que antes seja submetida ao público.
Vários motivos estão em causa para o facto acima referenciado. Porém, esse risco pode ser reduzido quando o profissional trata os dados com honestidade e, de facto, obedecer a um processo (essa que é a base do design). Costuma-se dizer que o resultado no campo do design não cai do céu: É necessário um exercício mental para compreender o material que lhe foi dado e como articular o mesmo numa linguagem que quando for visualizada possa transmitir aquilo que, de facto, se pretende comunicar, informar ou anunciar.
Como saber se um resultado funciona
Não existe, ao certo, uma teoria que possa garantir que uma solução obtida por um designer gráfico irá funcionar a 100%, principalmente resultados obtidos criativamente, onde não possui uma fórmula como tal, para além das etapas registadas durante o processo pelo designer gráfico. Isso deve-se ao facto de que a informação que os designers gráficos recebem vem de uma fonte que acredita saber como a mensagem visual deve ser articulada (essa crença é baseada na percepção subjectiva). Mas uma das principais áreas em que a subjectividade é relevante é o campo das artes (entenda-se artes como uma actividade em que o autor busca se exprimir pelas motivações de autoexpressão, a arte pela arte), onde o artista está livre em demonstrar ou explorar, através da sua destreza, um facto, fantasia ou ideia que faça sentido principalmente para si mesmo, secundarizando o repertório dos espectadores.
Enquanto que quando se trata de design, a palavra chave é a objectividade. Uma peça não pode parecer muitas coisas diferentes ao mesmo tempo (a não ser que seja esse o propósito) para diferentes tipos de pessoas (a mensagem que se pretende transmitir deve ser clara, coesa e directa). Para um designer poder comunicar ou gerar um resultado que funcione é necessário que saiba ou tenha uma capacidade de tradução visual bem treinada.
Como conceber uma mensagem visual facilmente perceptível
O bom é que a técnica pode ser ensinada, mas do que adianta a técnica sem a disciplina necessária para resolver os problemas que nos são colocados no dia-a-dia?
Entretanto, existem dois tipos de profissionais, os que buscam gerar resultados ordinários por conhecerem as suas limitações e o segundo que busca constantemente dar vida a ideias extraordinária. O primeiro por não conhecer o vocabulário visual, ou disciplinas que complementam a área acaba caindo no básico, o que é aceitável e muitas vezes este se questiona da “genialidade” do segundo.
É importante dizer que um designer gráfico não é um génio. Porque qualquer um devidamente treinado e com capacidade de relacionar os dados contidos no seu repertório e a destreza em fazer relação ou o casamento do conteúdo e a forma, tendo antes interpretado bem a génese do problema, o resultado será sempre excepcional.