Design gráfico é uma área que lida exclusivamente com o problema de comunicação visual. Essencialmente, o designer gráfico busca por soluções que facilitam a absorção de uma mensagem na peça gráfica – essa mensagem pode ser exposta de diferentes formas, buscando, neste caso, se conectar com o público específico e o público geral.
Mais do que o conteúdo (a informação que se pretende comunicar, informar, anunciar...), o designer gráfico busca também resolver ou tratar os aspectos da forma (essa que é a maneira em que o conteúdo é distribuído e apresentado numa peça).
O risco de fazer design sem processo
Este subtítulo anula praticamente o design, ou seja, design é uma actividade processual onde ao negligenciar-se esse acto caímos no erro de estar a criar peças gráficas cuja finalidade não é estabelecer uma comunicação efectiva e que, quando se consegue, é por acidente e não é direccionada ao público pretendido.
Esse erro ou a falta de noção, no máximo, pode dar forma a uma peça com símbolos conhecidos, embora articulados de forma polissémica, abrindo o espaço para difícil absorção da mensagem que se pretende passar. A comunicação não será efectiva. O design busca estabelecer uma comunicação efectiva.
Para além do que disse acima, seria pertinente compreender que todo projecto de design possui uma razão que lhe é própria, um conceito. Quando ignorada essa razão, há maior probabilidade de se produzir peças supérfluas: pois não se pesquisou o suficiente para conhecer o problema em vários aspectos que possibilita ter-se a noção da sua natureza. Essa vantagem quando ignorada fecha as possibilidades de inovação, consequentemente vemos muito do mesmo. No final, voltamos a criar mais um novo problema ao invés de uma solução, ou várias quando é esse o objectivo.
A atitude de um designer gráfico profissional
É importante que se esclareça que a actividade que o designer gráfico exerce não é tão fácil como nos possa parecer, porém, com prática e experiência acompladas a curiosidade deste profissional, aliada a metodologia projectual, pode tornar o trabalho menos penoso.
Um designer gráfico considera, antes de tudo, a relação do problema que lhe é colocado com o espectador. Mais do que isso, ele vai olhar o segmento da entidade que pretende transmitir a mensagem. Desta forma, a mensagem quando composta obedecendo os critérios básicos da comunicação visual: os resultados terão maior probabilidade de se tornar relevante, facto este que remove uma entre várias barreiras que vão se encontrado durante a composição da mensagem visual trilhando para uma comunicação mais efectiva e clara.