A capa deve honrar o conteúdo

Hornar-01 

Pensa-se num elemento, para um produto, que seja multifuncional. Para este caso em específico, iremos considerar a capa que também exerce uma função crucial no produto que é o livro.

 

A capa para além de ser a cara do produto, ele é também o elemento responsável por proteger e garantir a longevidade de um livro. Isto porque, mesmo o tipo de folha que será usada responde a diversos factores, embora se saiba que pequenas editoras ou autores independentes optam pelos papéis mais econômicos. 


A capa, a lombada, e contracapa são como a roupa do miolo cuja união origina o livro, actualmente. Esses três primeiros elementos são encontrados no exterior e em caso de alguns que contam com a orelha que tanto podem ser encontrados na parte interior assim como podem ser adaptados para que fiquem por expostas no exterior (para este caso o designer integra o visual da capa com este elemento).


Tendo exposto isso, importa referenciar que a capa não basta ter um aspecto agradável, a capa precisa ser relevante ao conteúdo que ela representa. 


A capa não define nem ilustra o conteúdo. A capa representa o conteúdo, sintetiza o conteúdo, a capa se predispõe a assumir a responsabilidade de ser o “big brother” do livro, como que de visão geral se trata-se usando os vocabulários visuais para, desta forma, honrar o conteúdo.