Todo livro que conta com a intervenção de um profissional de comunicação visual obedece estritamente aos fundamentos do design gráfico.
Obedecer aos fundamentos do design gráfico implica no jogo dos vocabulários visuais que, essencialmente, buscam auxilio nas disciplinas complementares como a psicologia que se dedica no estudo das formas e suas influências na percepção dos leitores ou o público alvo, a antropologia que se dedica no estudo dos símbolos e suas relação com os espectadores, a semiótica específica que se dedica no estudo da composição dos significados.
Um design, em sua essência, comunica algo. Essa comunicação é objectiva pois considera a pessoa final que vai entrar em contacto com este material ou produto.
O profissional que se dedica ao campo da comunicação visual tem o poder de condicionar a leitura do público, isto é, se este conseguir fazer o uso coerente dos elementos para compor a mensagem que se pretende transmitir.
No projecto de livro, assim como em todo tipo de comunicação visual, o designer gráfico considera o tamanho, categoria, peso, estrutura e cor das letras com que vai usar para transmitir uma ideia. Sendo esse elemento bastante sensível, porque a visão que se tem na tela é diferente da do material impresso.
O tipo de letra que se vai usar para um livro possui várias implicações, isto por se considerar que este elemento é um software. Todo software possui cláusulas para o seu uso. A outra implicação é o tamanho da fonte em relação ao formato do livro que vai influenciar o tipo de papel, o tipo de impressão, cor, na leitura e por aí em diante.
Vários são os livros com um formato adequado e a estrutura do corpo do texto inadequado que acaba por influenciar negativamente na experiência de quem lê.
Cada letra, ou um conjunto de letra denominado família tipográfica é projectado para um propósito, cabendo a experiência e o conhecimento do profissional fazer o uso adequado, abrindo o espaço para inovações sem esquecer a questão hierárquica que vai conduzir o leitor na absorção da informação.
Entretanto, o livro é composto por imagens e textos. Sendo esses elementos determinantes para o sucesso do mesmo. Por este motivo, negligenciar este elemento pode resultar em um projecto inadequado a solução que se pretende obter.
Um livro de vampiros exige a escolha de letras que sejam ideias para esse fim, baseada na experiência ou no repertório do público final. A escolha adequada de tipografia vai proporcionar uma experiência incrível ao leitor, sendo fácil a contextualização e a associação daquilo que se descreve.